segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Da falta de informação ao PRÉ-conceito.

Desde séculos passados, a nossa sociedade impôs um padrão de 'pessoa perfeita' , ou seja, uma pessoa sem nenhuma doença física, psicológica ou mental.
Porém, atualmente não é assim que as coisas tem sido, pois as doenças mentais estão cada vez mais frequentes e presentes no nosso cotidiano. E a depressão tem se enquadrado perfeitamente nesta situação, pois ela vem sendo considerada, até mesmo 'A Doença do Século'.



Desta forma, é difícil compreender porque a sociedade insiste em trazer, de séculos passados, esse pensamento errado de padrão social, ainda nos dias de hoje. Pois é este padrão um dos grandes fatores que tem dificultado cada vez mais, o processo de aceitação da depressão do depressivo, pois ele cria um 'medo' de assumir sua doença, e consequentemente, de estar fora dos padrões de perfeição e 'normalidade' que a sociedade estampa.
Mas, como não é de hoje essa falta de informação, então, doenças como a depressão, sempre foi e serão consideradas doenças de pessoas fracas, ou até mesmo loucas.

Assim, este PRÉ-conceito precisa acabar urgentemente, pois é por causa dele que pessoas que sofrem de depressão fingem não perceber que estão doentes e muitas vezes acabam se negando a ir procurar a ajuda especializada, - como a de um psiquiatra ou psicólogo - e até mesmo de aceitar que estão com a doença.

Infelizmente, esta é a nossa realidade, a de uma socidade com a sua grande parte aceitando informações prontas sem procurar conhecer ou pesquisar sobre a depressão, antes de formar sua opinião. Sendo assim, são poucos que falam sobre esse assunto abertamente, e talvez seja mais uma vez a sociedade o causador deste 'medo' que os depressivos têm em aceitar abertamente que estão doentes e não que são doentes.

4 comentários: